No final de agosto, foi aprovado, pela Autoridade de Gestão do PEPAC no Continente, o…
Webinar “Robótica para Crianças: Desenvolvimento Comunitário Sustentável e Mais Inclusivo” promove Educação Inovadora
No próximo dia 7 de maio, terça-feira, pelas 9h30, o Projeto INCOMUN- INovação e COnhecimento no MUNdo rural vai dinamizar mais mais um webinar desta vez dedicado dedicado ao tema “Robótica para Crianças: Desenvolvimento Comunitário Sustentável e Mais Inclusivo”. O evento será uma oportunidade para explorar como o ensino de programação, especificamente através do projeto SCRATCH 4 ALL, está a transformar a educação básica e a promover competências essenciais entre as crianças do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico.
O SCRATCH 4 ALL, baseado na linguagem de programação Scratch, não só procura melhorar o desempenho académico e combater o abandono escolar precoce, mas também introduz inovação e criatividade no sistema educativo. Para além da programação, o projeto aborda temas importantes como a sustentabilidade ambiental, a cidadania, a saúde e a educação financeira, preparando os alunos para um futuro digital e promovendo um desenvolvimento comunitário inclusivo.
O webinar vai contar com a participação de dois oradores principais:
- Paulo Alexandre Marques, da Associação Empresarial Inova-Ria, que vai trazer a sua experiência na gestão executiva e no desenvolvimento do projeto SCRATCH 4 ALL.
- Catarina Mendes, da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, que vai partilhar a sua experiência em educação e inclusão, discutindo como iniciativas como esta impactam diretamente as comunidades locais.
O webinar é uma oportunidade única para educadores, pais e todos os interessados em promover uma educação mais inclusiva e orientada para o futuro. Para participar, basta aceder ao link Robótica para crianças: desenvolvimento comunitário sustentável e mais inclusivo | Facebook
O INCOMUN é um projeto de cooperação desenvolvido por vários Grupos de Ação Local, entre os quais a A2S que visa promover uma análise aprofundada dos territórios rurais e testar formas de transferência de conhecimento, procurando revitalizar estas comunidades através da inovação e do conhecimento, contanto com o apoio do PDR2020.