No final de agosto, foi aprovado, pela Autoridade de Gestão do PEPAC no Continente, o…
O primeiro NATAL em CHELEIROS
No passado fim-de-semana, 17 e 18 de dezembro, decorreu a primeira edição do NATAL em CHELEIROS, evento realizado no âmbito da classificação de Cheleiros enquanto Aldeia de Portugal.
Da disposição simbólica da aldeia em formato de presépio, surgiu a ideia de associar a tradicional iluminação natalícia da Igreja Matriz de Cheleiros a um evento que valorizasse a cultura e as tradições, os produtos, o património e as pessoas da aldeia. E assim surgiu o NATAL em CHELEIROS.
Houve Mercadinho de Natal com artesanato e produtos locais, a Quermesse dos produtos da terra e as tasquinhas, de destacar a Sopa de Laranja e de Costela e o Perú no Espeto.
A animação começou no sábado e contou com a atuação dos Ensemble Corteto, no âmbito do Ciclo de Concertos de Natal do concelho de Mafra – InNatalis. Com o momento de iluminação da Igreja Matriz houve cânticos de Natal, seguidos da chegada do Pai Natal e da Mãe Natal, no trator mais natalício de sempre. Foi o delírio das crianças. Seguiu-se o workshop de Pão Real e os contos de Natal à volta da fogueira, momento organizado pelo Agrupamento de Escuteiros de Igreja Nova. Para encerrar o dia em grande, um concerto do Quarteto de Clarinetes no interior da Igreja.
No domingo, o workshop de Broas da aldeia teve tanto sucesso que houve a necessidade de fazer uma segunda edição. Para animar o almoço, chegaram os Cavaquinhos de Oeste. O Grupo de Danças e Cantares de Stº Estêvão das Galés e a Academia do Bombo – Orquestra de Precursão de Mafra seguiram com a animação. Para encerrar houve um espetáculo de magias parvas com o Palhaço Kazú – Meleca Associação Cultural.
Esta primeira edição contou com o apoio da A2S, da União de Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, Câmara Municipal de Mafra, Paróquia e Centro Social de Nossa Senhora da Assunção de Cheleiros, Sociedade Recreativa e Desportiva Cheleirense, Caixa de Crédito Agrícola Mutuo de Mafra, ATA – Associação de Turismo de Aldeia e da comunidade de Cheleiros.
Durante o próximo ano estão previstas novas iniciativas no âmbito do plano de valorização das Aldeias de Portugal, com a garantia que o NATAL em CHELEIROS vai voltar para a sua segunda edição.