Skip to content

FESTIVAL DA MAÇÃ REINETA PROMOVE TRADIÇÃO E CRIATIVIDADE GASTRONÓMICA

O Festival da maçã reineta, que decorreu de 1 a 3 de novembro, celebrou a diversidade e versatilidade da maçã reineta de Sintra, uma variedade tradicional e emblemática da região. Organizado pela União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia, o festival contou com várias atividades, incluindo algumas dinamizadas pela A2S, como foi o caso da 5ª edição do Concurso Gastronómico Maçãs de Lisboa, da Prova Cega de maçã reineta e da Oficina de Cozinha para crianças.

Maçã Rainha do Pomar: Prova Cega com Especialistas

A 1 de novembro, realizou-se uma prova cega realizada por um painel de especialistas do INIAV, da AESINTRA e da Cooperativa Agrícola de Sintra, com o objetivo de eleger a “maçã rainha do pomar” entre as amostras trazidas pelos produtores presentes, incentivando-os a manter ou melhorar os padrões de qualidade.

Os especialistas procederam à avaliação avaliaram o sabor, a textura, o aroma e outros atributos das de forma imparcial, sem qualquer conhecimento sobre a proveniência das maçãs ou o respetivo produtor.

Concurso Gastronómico Maçãs de Lisboa

O concurso, aberto a participantes individuais e coletivos, incentivou os concorrentes a apresentarem criações culinárias onde a maçã reineta de Sintra fosse o ingrediente principal. No sábado, dia 2 de novembro, as receitas foram apresentadas ao vivo perante um júri, que avaliou critérios como o sabor, a criatividade, a viabilidade para a produção empresarial, a relação com a gastronomia e história de Sintra, alimentação saudável ou a inovação. Os três primeiros classificados receberam prémios monetários, destacando-se a qualidade de todas as propostas apresentadas e o envolvimento da comunidade na valorização deste produto local.

Oficina de Cozinha para Crianças

No último dia do festival, 3 de novembro, várias crianças participaram numa oficina de cozinha onde foram convidadas a confecionar panquecas de maçã reineta. Esta atividade lúdica e educativa permitiu que os mais pequenos explorassem o sabor desta fruta tradicional e aprendessem as suas aplicações culinárias.