A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT),…

Estratégia de Desenvolvimento Local 23/27 das zonas rurais da região saloia aprovada e com território alargado a novas freguesias
No passado dia 28 de dezembro, a A2S foi notificada pela Autoridade de Gestão do PEPAC no Continente que a candidatura para a seleção da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) e reconhecimento enquanto Grupo de Ação Local foi formalmente aprovada.
Desta forma fica assegurada a continuidade dos apoios para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) para a região saloia até 2027.
Com a aprovação da EDL, é também aprovado o território de intervenção, que passa a incluir as freguesias da Ericeira, de Loures e União das Freguesias de Sintra, que se somam às 17 freguesias rurais dos concelhos de Loures, Mafra e Sintra que já beneficiavam dos apoios do DLBC no período de programação anterior.
A inclusão das freguesias de Loures e da União de freguesias de Sintra no território de intervenção do GAL A2S é uma reivindicação antiga da A2S e de várias entidades da região, que agora é finalmente atendida, em resultado do reconhecimento da sua ruralidade, mesmo em contexto periurbano.
Recorde-se que a EDL agora aprovada resulta de um processo alargado de auscultação das comunidades locais, através da realização de diversos fóruns, oficinas participativas, reuniões e entrevistas, iniciado em 2021.
A EDL foi proposta pela A2S, cuja estrutura associativa foi reforçada, contando agora com 40 entidades de novos setores de atividade e aponta para os seguintes objetivos:
- Dinamizar a Economia Local
- Preservar a Identidade Saloia – património, cultura e saberes;
- Melhorar a qualidade de vida das populações
- Aumentar a Sustentabilidade ambiental
- Incrementar o conhecimento, a inovação e a transição digital
O envelope financeiro alocado à região só vai ser conhecido numa segunda fase da candidatura, que inclui a definição de metas e indicadores para a EDL.