Skip to content

Entidades locais procuram estratégia de valorização da maçã reineta de Sintra

Teve lugar no passado dia 18 de abril, na Escola Profissional Alda Brandão Vasconcelos (EPAV), em Colares, uma reunião de trabalho para a definição de estratégias de valorização da maçã reineta de Sintra.
A iniciativa promovida pela A2S, contou com a presença de vários produtores de maçã reineta e diversas entidades com interesse na valorização deste produto, em particular o município de Sintra, a freguesia de São João das Lampas e Terrugem, a Cooperativa Agrícola de Sintra, a Associação Empresarial de Sintra, a EPAV e a União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia.

Estiverem também presentes responsáveis e técnicos do Banco Português de Germoplasma e da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade.

Após um período destinado ao debate e reflexão sobre necessidades e identificação de possíveis estratégias de valorização da maçã reineta produzida em Sintra, seguiu-se uma visita técnica ao pomar de maçã reineta instalado na EPAV.

Esta iniciativa insere-se nas atividades do projeto de cooperação transnacional SAL – Sistemas Alimentares Locais, que nos seus objetivos prevê a promoção e a redescoberta da importância dos produtos alimentares locais e das suas variedades tradicionais, esquecidos ou em vias de extinção e o seu aproveitamento e valorização.

Este projeto é desenvolvido por vários Grupos de Ação Local de Portugal e pela Associação para o Desenvolvimento Agropecuário e Proteção do Ambiente (ADAPPA), de São Tomé e Príncipe e conta com o apoio do PDR2020.