Skip to content

Conferência final do projeto LEADER “O Nosso Futuro Comum” na região saloia

De 4 a 6 de novembro, a Aldeia da Mata Pequena, em Mafra, foi palco da conferência final do projeto de cooperação transnacional LEADER “LEADER/DLBC: O Nosso Futuro Comum”. O evento reuniu representantes de 13 regiões e instituições LEADER de toda a Europa, além de investigadores e especialistas, para discutir o futuro da abordagem LEADER como modelo de desenvolvimento regional participativo. 

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia foi co-organizadora da conferência que constituiu uma plataforma para partilha de experiências e boas-práticas, com foco nas histórias de sucesso dos projetos LEADER locais. O programa incluiu visitas a locais emblemáticos da região saloia, como a Adega Regional de Colares e o histórico Eléctrico de Sintra e aldeia das Azenhas do Mar. 

A conferência foi encerrada pelo vice-presidente da Câmara de Mafra, António Felgueiras e contou com a presença de Tiago Alves, presidente da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros. Durante o evento, foram discutidas três funções estratégicas para o futuro do LEADER: como “Agente de Transformação” para enfrentar desafios como as alterações climáticas, como ferramenta democrática para aproximar a UE dos cidadãos, e como um catalisador para a inovação através do intercâmbio internacional. 

As conclusões do projeto, que incluiu também experiências de regiões fora da União Europeia, sublinharam a adaptabilidade e relevância global da abordagem LEADER, destacando a importância do financiamento estável para a continuidade dos projetos.  

Os resultados desta cooperação serão compilados num relatório final a ser publicado até ao final do ano.