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AML Alimenta apresenta Estratégia de valorização dos mercados locais da Área Metropolitana de Lisboa

No passado dia 18 de junho, no Mercado do Livramento, em Setúbal, foi apresentada a estratégia de valorização dos mercados locais da Área Metropolitana de Lisboa.

Concebida no quadro das atividades do projeto AML Alimenta, esta estratégia resulta de um processo alargado de auscultação dos produtores agrícolas que comercializam nestes espaços, bem como dos respetivos gestores.

Através da valorização da produção local nos mercados, pretende-se fomentar a Dieta Mediterrânica, a alimentação sustentável e o combate ao desperdício alimentar, contribuindo também desta forma os objetivos da Estratégia para a Transição Alimentar preconizada para a AML.

Rui Almeida da CONSULAI e José Diogo da A2S, apresentaram os objetivos da estratégia de valorização dos mercados da AML, salientado a importância de destacar e valorizar a produção local.

Ações como promoção e marketing eficazes, modernização das estruturas, diversificação da oferta, trabalho em rede e promoção da sustentabilidade ambiental foram algumas das iniciativas apresentadas para revitalizar estes importantes centros de atividade económica, cultural e social na AML.

Na sessão de abertura, Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, destacou a importância da consolidação dos mercados locais como espaços e equipamentos fundamentais, não só naquilo que se traduz pelas boas práticas, mas também por se tratarem de elementos identitários dos territórios”.

Ainda de acordo com Pedro Pina esta estratégia para a valorização dos mercados locais “ganha maior sentido porque é feita no quadro da AML”.

O presidente da ADREPES, Joaquim Carapeto, sublinhou a importância de colocar os mercados na rota da alimentação saudável, do envolvimento dos jovens.

Por seu turno, Rita Barradas, vice-presidente da CCDR-LVT, ressaltou a necessidade de promover a alimentação saudável, a rastreabilidade dos produtos e os circuitos curtos entre produtores e consumidores.

O fórum contou ainda com uma mesa redonda, moderada por Custódia Correia da Rede Nacional da PAC.

Em evidência estiveram diversas experiências de valorização de mercados locais.

Ângela Abreu do Município de São Pedro do Sul, apresentou o Mercado Municipal Terras de São Pedro, destacando o apoio técnico prestado aos produtores.

Mário Monteiro, do Município de Famalicão, centrou a sua intervenção na dinamização do Mercado dos Lavradores que conta com a participação de diversos produtores locais.

Rodrigo Mateus, salientou o trabalho de valorização da produção local nos mercados geridos pelo município de Setúbal, destacando a criação de zonas específicas nos mercados, o controlo e a vista regular às explorações agrícolas dos produtores e intenção de criar sinalética específica para o efeito.

Aura Fraga, da Associação Vicentina, abordou a experiência da criação da Rede Regional de Mercados Locais do Algarve, destacando aspetos como o processo de requalificação dos mercados, as atividades de animação, a criação da imagem comum, bem como o modelo de gestão partilhada.

Maria José Ilhéu, da Alimentar Cidades Sustentáveis, partilhou algumas boas práticas relacionadas com a dinamização de mercados locais em Portugal e no estrangeiro, salientando a qualidade da produção como o principal mote de todas elas.

Na sessão de encerramento, Filipe Ferreira, secretário metropolitano na Área Metropolitana de Lisboa, destacou a inclusão da temática da alimentação na agenda política até 2030, salientando a recente construção da Estratégia para a Transição Alimentar da AML, com o envolvimento de inúmeras entidades, muitas delas também membros da rede Foodlink.

Face à redução substancial dos financiamentos disponíveis para a região para o desenvolvimento de projetos, Filipe Ferreira, evidenciou a necessidade de encontrar soluções alternativas de financiamento, por exemplo no âmbito de programas cuja gestão depende diretamente da Comissão Europeia, para desta forma apoiar o desenvolvimento de iniciativas concretas que permitam materializar os objetivos das estratégias.

Sobre o Projeto AML Alimenta

O AML Alimenta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) da Rede Rural Nacional. Promovido pela parceria entre A2S, ADREPES, AML e a CCDRLVT, IP, o projeto tem como objetivo promover a alimentação saudável e sustentável, destacar a dieta mediterrânica e combater o desperdício alimentar na Área Metropolitana de Lisboa.