OTG n.º 9/2018 Versão de 12/10/2023 – Candidaturas ao PDR2020 A Autoridade de Gestão do…
A2S promove a adesão de novos associados
Com o objetivo de angariar novos associados, a A2S promoveu, no dia 19 de maio, na loja do cidadão, em Mafra, uma sessão de apresentação da sua atividade dirigida a várias entidades coletivas representativas dos diferentes grupos de interesses da região saloia.
O Presidente da A2S, Pedro Ventura, destacou os bons resultados alcançados na aplicação de fundos comunitários na região e referiu ser fundamental alargar e consolidar a atual parceria.
Para o efeito referiu que o valor da quota anual das entidades privadas foi reduzido para um valor simbólico de 50 euros anuais.
Esta redução foi compensada pelo aumento das quotas dos municípios de Loures, Mafra e Sintra, o que, de acordo com Pedro Ventura só foi possível graças ao desempenho da A2S.
A Diretora Executiva, Márcia Mendes, reforçou a importância do robustecimento da parceria da A2S para a captação de novos fundos comunitários do Portugal 2030, em particular no âmbito do futuro instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
Salientou também as vantagens de ser sócio da A2S, que passam por um maior envolvimento na construção e implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local, contribuição para a angariação de financiamentos comunitários geridos localmente, quer para as próprias entidades, quer para os respetivos associados, o envolvimento nos órgãos sociais e o acesso à rede de parceiros com todas as possibilidades de networking que daí advêm.
Num painel destinado à apresentação de testemunhos, os responsáveis pelos projetos desenvolvidos pela Europeia ID, Mother Bio, Centro Social e Paroquial de Cheleiros e Adega Regional de Colares foram unânimes ao sublinhar a importância da proximidade com a A2S para o sucesso das suas iniciativas.
No encerramento da sessão, Hélder Sousa Silva, Presidente do município de Mafra, fez o balanço dos 7 anos de atividade da A2S, apontando a sua importância no apoio a pequenos projetos, que fazem a diferença na vida das pessoas e promovem o desenvolvimento local.
No final houve lugar a um lanche e prova de vinhos, que teve o apoio da Lactifeita, Morangos do Ivo e da Adega Cooperativa da Azueira, da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro e um momento de animação cultural levado a cabo pelo rancho folclórico Os Saloios da Póvoa da Galega. Algumas destas entidades são promotoras de projetos apoiados pela A2S.
O processo de captação de mais associados vai continuar, estando previstos novos contactos e algumas reuniões bilaterais com entidades coletivas da região.