A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT),…

A2S marca presença no encerramento do projeto INCOMUM
A Escola Superior Agrária de Coimbra recebeu, no dia 26 de fevereiro, o evento de encerramento do projeto INCOMUN – Inovação e Conhecimento no Mundo Rural, promovido por nove Grupos de Ação Local (GAL), incluindo a A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, cujo objetivo é reforçar a inovação e o conhecimento nos territórios rurais.
Na sessão de abertura Nélson Lopes, da Coimbra Mais Futuro, Miguel Ventura, da Adiber e Vasco Estrela, da CCDR-Centro foram unânimes a reconhecer a importância dos GAL para o desenvolvimento dos territórios, salientando o seu papel proximidade junto das comunidades locais.
Pedro Santos, da CONSULAI, apresentou os resultados de um inquérito sobre os desafios que se colocam aos GAL, destacando a transferência de conhecimento e inovação no meio rural. No caso da região saloia, a ligação rural-urbano e os sistemas alimentares foram também apontadas áreas como em que o GAL A2S pode desempenhar um papel importante. Apontou ainda desafios como a necessidade de mais recursos e o reconhecimento institucional destas entidades. Alertou ainda para a importância da abordagem multifundos no futuro das políticas europeias e para a necessidade de garantir maior autonomia e flexibilidade aos GAL na gestão dos seus projetos.
Miguel Torres, presidente da Federação Minha Terra, reforçou a importância da abordagem LEADER, defendendo que a inovação nasce do questionamento e da co-construção com as comunidades. Destacou a animação territorial como uma ferramenta essencial para identificar oportunidades e fomentar o desenvolvimento local, alertando para os desafios políticos e burocráticos que podem dificultar a implementação das estratégias locais. Por fim, apelou a uma maior coerência entre as políticas públicas e as reais necessidades dos territórios.
O INCOMUN contou com o apoio do PDR 2020 sendo cofinanciado ao abrigo da Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local (GAL) do PDR2020.