skip to Main Content
A2S Disponibiliza 1,5M€ Para Projetos De Desenvolvimento Costeiro

A2S disponibiliza 1,5M€ para projetos de desenvolvimento costeiro

A partir de 2 de outubro está, pela primeira vez, aberto o período para a apresentação de candidaturas que contribuam para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais, em particular nas freguesias de Ericeira, Santo Isidoro, Encarnação e Estoril Cascais.

Através do Grupo de Ação Local Ericeira-Cascais, de que a A2S é entidade gestora, vão ser colocados a concurso cerca de 1,5 milhões euros para apoiar pequenos projetos de investimento, enquadrados na Estratégia de Desenvolvimento Local da região e que visem comercializar o pescado, promover os produtos locais, desenvolver novas atividades e serviços ligados ao mar, como o turismo e apoiar a valorização do património marítimo.

São também disponibilizados apoios para o empreendedorismo e para a criação de emprego no quadro do Sistema de Incentivos para o Empreendedorismo e Emprego (SI2E).

Podem candidatar-se a estes apoios pescadores e respetivas organizações, associações e cooperativas, microempresas e Entidades Públicas.

Os apoios a conceder provêm do Programas Operacionais Mar2020 e Lisboa2020 e permitem financiar, a fundo perdido, entre 30 a 85% dos investimentos a realizar.

Recorde-se que os fundos agora colocados a concurso resultam de uma candidatura apresentada pelos municípios de Mafra e Cascais, em parceria com diversas entidades públicas e privadas ligadas à pesca e ao espaço marítimo da região, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). No total foram assegurados cerca de 2,4 milhões de euros que serão disponibilizados através de concursos até 2020.

A A2S é a entidade responsável pela gestão do Grupo de Ação Local Ericeira-Cascais sendo da sua responsabilidade a abertura de concursos e a análise e seleção das candidaturas a nível local.