Skip to content

A2S ASSEGURA MAIS 3,2 MILHÕES DE EUROS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ZONAS RURAIS DA REGIÃO SALOIA

No final de agosto, foi aprovado, pela Autoridade de Gestão do PEPAC no Continente, o plano de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) da Região Saloia para o período 2024-2027.

Ficam assim garantidos cerca de 3,2 milhões de euros que vão permitir à A2S continuar a apoiar financeiramente projetos que estejam alinhados com a nova EDL.

A nova EDL preconizada para a região, resulta de um processo participativo que envolveu inúmeras entidades representativas dos diversos grupos de interesses do território e aponta para os seguintes objetivos:

1. Dinamizar a Economia Local
2. Preservar a Identidade Saloia – património, cultura e saberes;
3. Melhorar a qualidade de vida das populações
4. Aumentar a Sustentabilidade ambiental
5. Incrementar o conhecimento, a inovação e a transição digital

A EDL foi concebida para um território que compreende todo o concelho de Mafra e as freguesias rurais dos concelhos de Loures e Sintra, incluindo as freguesias de Loures e União das Freguesias de Sintra.

Para a concretização destes objetivos, o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), através da A2S, disponibiliza apoios financeiros a fundo perdido para as seguintes tipologias de projetos:

  • Pequenos investimentos na exploração agrícola
  • Pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular
  • Investimentos em diversificação, comércio e serviços associados
  • Inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais
  • Conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico (incluindo Aldeias Inteligentes.

As regras especificas para o apoio a estes projetos, ainda não são conhecidas, mas prevê-se que a abertura de avisos para a apresentação de candidaturas possa ocorrer no início de 2025.

A A2S apela a todos os interessados na apresentação de candidaturas que sinalizem as respetivas intenções de investimento em https://a2s.pt/intencoes-de-investimento/ e que procedam a registo nas plataformas do IFAP em www.ifap.pt e no balcão dos fundos da agricultura https://fundosparaagricultura.pt